17 C
Kóka
quarta-feira, 13 agosto, 2025 3:50: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Trítio no mar está abaixo do nível detectável diz governo do Japão

O Ministério do Meio Ambiente do Japão testou a água do mar ao redor da usina nuclear de Fukushima Daiichi em busca de trítio - um material contido na água tratada e diluída que a usina começou a liberar na quinta-feira. O ministério afirma que todas as amostras estavam abaixo do nível estabelecido como detectável.

O Ministério do Meio Ambiente do Japão testou a água do mar ao redor da usina nuclear de Fukushima Daiichi em busca de trítio – um material contido na água tratada e diluída que a usina começou a liberar na quinta-feira. O ministério afirma que todas as amostras estavam abaixo do nível estabelecido como detectável.

As amostras foram coletadas de 11 locais na sexta-feira (26), um dia após o início da liberação da água. Os resultados dos testes de laboratório foram divulgados no domingo (27).

O ministério afirma que o trítio, em todos os locais, mediu menos de 10 becquerels por litro. Esse é o nível mínimo que o governo diz ser detectável.

A agência de pesca está testando os peixes capturados na área e afirma que os níveis de trítio nos peixes também são muito baixos para serem detectados.

A operadora da usina, a Tokyo Electric Power Company – TEPCO, mostrou ao pessoal da mídia seu processo de descarte de água tratada e diluída no mar.

Os monitores na sala de controle remoto mostram os níveis de água nos tanques de armazenamento.

Um barulho alto pode ser ouvido do lado de fora da enorme instalação onde a água diluída é armazenada. Isso indica que a água está fluindo para um túnel submarino a caminho de ser liberada no oceano.

A TEPCO disse que havia liberado 1.420 toneladas de água até as 17 horas de domingo. Também disse que seu equipamento está funcionando normalmente e que as amostras de água do mar não mostram nenhuma anormalidade nos níveis de radioatividade.

A empresa disse que espera descarregar 7.800 toneladas de água por volta de 10 de setembro, conforme planejado, o equivalente a oito tanques. Mais de 1.000 tanques na usina são usados atualmente para armazenar água tratada.

A usina nuclear sofreu um derretimento triplo no terremoto e tsunami de 2011.

A água usada para resfriar o combustível derretido na usina se misturou à chuva e à água subterrânea que se infiltrou nos prédios danificados do reator. A água é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.

A água é diluída para reduzir o trítio a cerca de um sétimo do nível de orientação estabelecido pela Organização Mundial da Saúde para a qualidade da água potável.

A China se opõe à liberação da água e ordenou a suspensão das importações de frutos do mar japoneses.

O ministro da indústria do Japão, Nishimura Yasutoshi, criticou a medida. “Pedimos à China que reinicie as importações e aja com base em evidências científicas”, disse ele.

Nishimura disse que continuará a explicar a posição do Japão em conferências internacionais e em outras oportunidades.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img