O secretário britânico de relações exteriores, James Cleverly, reuniu-se com seu colega chinês Wang Yi e com o vice-presidente Han Zheng. Ele é o primeiro secretário de relações exteriores britânico a visitar a China em cinco anos.
As conversações ocorreram na quarta-feira (30), em Pequim.
Os líderes britânicos criticaram as violações dos direitos humanos da China, o apoio à Rússia e outras questões. Cleverly disse que tem “olhos claros” sobre as áreas em que os britânicos e os chineses discordam, mas que “a diplomacia faz a diferença”.
Wang disse a Cleverly que o diálogo e a cooperação são as palavras-chave e o tom principal da política da China em relação ao Reino Unido. Ele acrescentou, no entanto, que houve “alguns ruídos” no relacionamento.
Cleverly respondeu que ele “prevê oportunidades” para os chineses e britânicos que beneficiam o mundo todo se eles puderem garantir que o “relacionamento bilateral permaneça positivo”.
Durante as conversações, Cleverly enfatizou os “danos aos direitos e liberdades” em Hong Kong causados pela Lei de Segurança Nacional imposta por Pequim. Ele também abordou a importância da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan.
No mesmo dia, membros de um comitê parlamentar britânico publicaram um relatório referindo-se a Taiwan como um “país independente”. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que eles estão “confundindo o certo e o errado” e pediu que respeitassem o “princípio de uma só China”.
Os legisladores do Parlamento criticaram o primeiro-ministro, Rishi Sunak, e seu governo pela falta de coerência com relação à China. No entanto, Cleverly disse que ele e os líderes chineses concordaram em cooperar em desafios globais, como a mudança climática. Ele acrescentou que é importante manter “uma relação de trabalho pragmática e sensata”.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















