O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, deve partir para os Estados Unidos na tarde desta quinta-feira (17), para uma cúpula trilateral com os líderes dos EUA e da Coreia do Sul.
Kishida manterá conversações com o presidente dos EUA, Joe Biden, e com o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, no retiro presidencial de Camp David, próximo a Washington, no dia seguinte.
Será a primeira cúpula trilateral que não ocorrerá à margem de uma reunião internacional.
Os líderes planejam discutir a cooperação de segurança na região do Indo-Pacífico em meio às crescentes ameaças impostas pela Coreia do Norte e pela China. A Coreia do Norte tem impulsionado seus programas de desenvolvimento nuclear e de mísseis, enquanto a China tem aumentado suas atividades marítimas na região.
Os três também planejam reconhecer a intenção de seus países de realizar mais exercícios militares conjuntos e aumentar a cooperação nas áreas de compartilhamento de inteligência e segurança cibernética.
Espera-se que eles concordem em realizar cúpulas tripartites pelo menos uma vez por ano para sinalizar uma nova era em seu relacionamento.
Segundo informações, está em andamento o trabalho em uma declaração conjunta a ser divulgada após a reunião.
Kishida planeja realizar reuniões de cúpula bilaterais com os presidentes dos EUA e da Coreia do Sul. Espera-se que ele explique e busque um entendimento para o plano do Japão de liberar água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi no oceano.
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am