O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, classificou o Japão como “um parceiro que compartilha valores universais” e enfatizou sua intenção de intensificar a cooperação entre os dois países em termos de segurança e economia.
Yoon falou na terça-feira (15), em uma cerimônia em Seul que marcou o aniversário da libertação da Península Coreana do domínio colonial japonês.
Yoon disse que a Coreia do Sul e o Japão são, agora, parceiros que compartilham valores universais e buscam interesses comuns.
Ele acrescentou que os dois países podem contribuir conjuntamente para a paz e a prosperidade globais, ao mesmo tempo em que se envolvem em cooperação e intercâmbios nas áreas de segurança e economia de uma maneira orientada para o futuro.
O presidente sul-coreano observou a importância crescente da cooperação de segurança com o Japão e os Estados Unidos, tendo como pano de fundo as provocações da Coreia do Norte.
Yoon disse que os três países devem trabalhar em estreita colaboração e compartilhar dados em tempo real para se defenderem das ameaças nucleares e de mísseis do Norte.
Ele disse que a Coreia do Sul também trabalhará com a comunidade internacional para persuadir Pyongyang a escolher um caminho de diálogo e cooperação e melhorar a vida dos cidadãos norte-coreanos.
Yoon disse que uma próxima cúpula com os EUA e o Japão “estabelecerá um novo marco para a cooperação trilateral” e contribuirá para a paz e a prosperidade na Península Coreana e na região do Indo-Pacífico.
Yoon deve se reunir com o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e com o presidente dos EUA, Joe Biden, na sexta-feira (18), no retiro presidencial de Camp David, próximo a Washington.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am