O maior navio da Força Marítima de Autodefesa do Japão – Japan Maritime Self-Defense Force – JMSDF, o Izumo, participou de um exercício conjunto com embarcações navais dos EUA, Austrália e Filipinas no Mar do Sul da China.
O Izumo, que pode transportar helicópteros, fez uma escala no porto de Manila, capital das Filipinas, pela primeira vez. Os comandantes navais dos Estados Unidos, da Austrália e das Filipinas foram convidados para uma cerimônia no domingo (27), a bordo do navio.
A Força Marítima de Autodefesa informou que seis grandes embarcações dos quatro países realizaram exercícios na última quinta-feira (24), no Mar do Sul da China, na costa da província de Zambales, no norte das Filipinas.
Os exercícios incluíram operações de reabastecimento de navio para navio.
O exercício conjunto ocorreu em um momento em que a China está intensificando suas atividades marítimas no Mar do Sul da China.
As tensões entre a China e as Filipinas estão em alta desde o início do mês, quando um navio da guarda costeira chinesa bloqueou o transporte militar e os navios de patrulha das Filipinas.
O vice-almirante Saito Akira, comandante-chefe da Frota de Autodefesa do Japão, esteve nas Filipinas para marcar a escala do Izumo no porto.
Saito observou que a China está envolvida em atividades muito agressivas no Mar do Sul da China, bem como nas proximidades do Japão.
Ele enfatizou que os exercícios conjuntos contribuirão para a paz e a estabilidade na região.
Segundo informações, Saito trocou opiniões sobre os preparativos para futuros exercícios com os comandantes dos EUA e das Filipinas.
- Casa Branca lança página contra mídia tendenciosas e enganosas - 1 de dezembro de 2025 8:29 am
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
















