A agência estatal de notícias da China, Xinhua, publicou um comentário criticando a cúpula de sexta-feira (18), entre os líderes dos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.
O comentário publicado no sábado (19), disse que os líderes dos três países propagaram deliberadamente a retórica sobre a chamada “ameaça da China”.
Durante a cúpula trilateral em Camp David, nos arredores de Washington, os líderes concordaram em elevar a cooperação de segurança trilateral a novos patamares.
O comentário dizia: “Orquestrado sob a orientação dos EUA, o trio está se esforçando para forjar um grupo geopolítico fechado e exclusivo”.
E acrescentou: “Essa manobra inevitavelmente acenderá a chama do antagonismo, comprometerá a segurança estratégica de outros países e colocará em risco a estabilidade regional”.
Ele também disse que a chamada cooperação de segurança de Washington com o Japão e a Coreia do Sul não pode manter os dois países seguros, mas, em vez disso, os colocará em perigo.
O comentário diz que o Japão e a Coreia do Sul não devem ajudar os esforços dos EUA para manter o domínio na região da Ásia-Pacífico e confrontar a maioria das nações regionais.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















