A mídia dos EUA está informando que os incêndios florestais na ilha havaiana de Maui são os mais mortais do país em mais de um século, com o número de mortos subindo para 93.
O governador do Havaí, Josh Green, disse aos repórteres no sábado (12), que o número de mortos pode aumentar ainda mais.
Green disse que levará “uma quantidade incrível de tempo” para se recuperar do que ele chamou de “o maior desastre natural que o Havaí já vivenciou”.
Um funcionário da autoridade de gerenciamento de incêndios disse que o fogo estava baixo no chão e se movia horizontal e incrivelmente rápido.
Os incêndios florestais que começaram na terça-feira (8), foram alimentados por ventos fortes de um furacão e se espalharam para áreas urbanas.
Um templo budista na cidade de Lahaina, duramente atingida, perdeu seu salão principal e um pagode de três andares no incêndio.
Um vídeo gravado no templo, que tem laços estreitos com os nipo-americanos locais, mostra palmeiras violentamente balançadas pelos ventos.
O missionário-chefe, Hara Gensho, diz que a situação é indescritível, mas ele se sente encorajado pela perseverança dos evacuados.
Ele também diz que pensará no que o templo pode fazer para ajudar na reconstrução de Lahaina.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















