A forte tempestade tropical Khanun está se movendo na direção norte, levando a província de Kagoshima, no sudoeste do Japão, para sua zona de tempestade.
A Agência Meteorológica do Japão informou que, ao meio-dia desta quarta-feira (9), a tempestade estava localizada a 130 quilômetros da cidade de Makurazaki, em Kagoshima, e se deslocava na direção norte-noroeste a 10 quilômetros por hora.
A tempestade tinha uma pressão atmosférica central de 975 hectopascals. Ela estava com ventos de até 108 quilômetros por hora perto do centro e rajadas máximas de 144 quilômetros por hora.
Rajadas de 133 quilômetros por hora foram observadas na cidade de Makurazaki na manhã desta quarta-feira, enquanto a chuva continuava a se intensificar no sul de Kyushu.
O avanço relativamente lento do Khanun fez com que a chuva mantivesse as nuvens pairando sobre as mesmas áreas por dias. De 1º de agosto até as 11h de 9 de agosto, a cidade de Misato, na província de Miyazaki, registrou 762 milímetros de chuva.
As autoridades emitiram alertas de deslizamento de terra para partes das prefeituras de Miyazaki e Kagoshima. Segundo elas, alguns rios da província de Miyazaki correm risco extremo de inundação.
Espera-se que a tempestade se desloque para o norte sobre o mar, a oeste de Kyushu, e alcance o Estreito de Tsushima na manhã de quinta-feira (10).
Faixas de nuvens de chuva forte podem se desenvolver na região de Amami na quarta-feira e no norte de Kyushu até quinta-feira.
As autoridades meteorológicas dizem que até mesmo as áreas distantes do centro da tempestade podem receber chuvas de mais de 50 milímetros por hora.
Chuvas recordes poderão atingir o lado do Pacífico do oeste e do leste do Japão por volta de sexta-feira.
A previsão de chuvas nas 24 horas até o meio-dia de quinta-feira é de até 300 milímetros em Kyushu e Shikoku, até 200 milímetros em Tokai e Kinki, e até 150 milímetros na região de Amami e Chugoku.
Nas 24 horas até o meio-dia de sexta-feira, são esperados de 100 a 200 milímetros de chuva em Shikoku, e de 50 a 100 milímetros em Kyushu, Chugoku, Kinki e Tokai.
Espera-se que os ventos fortes continuem em Kyushu e Shikoku até quinta-feira. Ventos de mais de 108 quilômetros por hora podem ocorrer sobre o mar no norte de Kyushu.
Ondas maiores que 6 metros são esperadas em Kyushu, na região de Amami e em Shikoku.
Os níveis das marés aumentarão em partes do oeste do Japão até quinta-feira. Tempestades e ondas grandes podem causar inundações.
As autoridades meteorológicas estão alertando sobre deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, rios transbordando, ventos violentos e ondas altas.
Separadamente, espera-se que a tempestade tropical Lan se aproxime das ilhas Ogasawara do Japão, no Pacífico, de quinta a sábado.
É provável que a tempestade traga ventos extremamente fortes.
A previsão é de ventos máximos de 79 quilômetros por hora na quinta-feira. Ventos de até 90 a 104 quilômetros por hora são possíveis na sexta-feira.
Mares agitados com ondas maiores que 6 metros podem continuar até o domingo.
A tempestade poderá, então, se aproximar das Ilhas Izu.
- Pavilhão Brasil emociona na Expo 2025 com arte viva e interativa - 31 de julho de 2025 8:48 am
- Japão encerra cerimônias anuais das Forças de Autodefesa - 31 de julho de 2025 8:03 am
- Victoria Tyler lança “Just Go” e emociona com “Sweet Surrender” - 31 de julho de 2025 6:28 am