O governo do Japão está se preparando para tomar uma decisão no final de agosto sobre quando começará a liberar no oceano a água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está paralisada.
O governo está tomando providências para realizar uma reunião de ministros relevantes para tomar uma decisão após a visita do primeiro-ministro, Kishida Fumio, aos Estados Unidos.
Espera-se que as autoridades considerem o início da liberação da água tratada em algum momento entre o final de agosto e a primeira quinzena de setembro.
Kishida está programado para visitar o país a partir de quinta-feira (17), da próxima semana para uma cúpula trilateral com o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol.
Fontes do governo dizem que o primeiro-ministro deverá manter conversações separadas com os dois líderes para explicar o plano de descarga de água e buscar sua compreensão.
A chuva e a água subterrânea se misturam com a água usada para resfriar o combustível derretido na usina de Fukushima Daiichi. A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.
O governo japonês planeja diluir a água tratada para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo das diretrizes da Organização Mundial da Saúde para a qualidade da água potável antes de liberá-la no mar.
Alguns funcionários do governo dizem que a liberação da água deve começar este mês, já que a temporada de pesca de arrasto será aberta nas águas da província de Fukushima em setembro.
No mês passado, a Agência Internacional de Energia Atômica divulgou um relatório dizendo que o plano de liberação de água do Japão está de acordo com os padrões internacionais de segurança.
Mas os pescadores japoneses e os países ao redor do Japão, incluindo a China, estão expressando oposição ou preocupações sobre o plano.
O secretário-chefe de Gabinete, Matsuno Hirokazu, disse aos repórteres na segunda-feira (7), que nenhuma decisão foi tomada sobre o momento exato e os detalhes da liberação da água.
Ele disse que o governo tem explicado minuciosamente aos pescadores locais como será garantida a segurança da mudança planejada.
Matsuno disse que os funcionários do governo continuarão trabalhando para fornecer explicações. Ele disse que também trabalharão arduamente para garantir a segurança, evitar danos à reputação e proteger os meios de subsistência dos pescadores.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am