Uma autoridade sênior dos EUA enfatizou que a próxima cúpula tripartite envolvendo os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul servirá como uma oportunidade importante para reforçar seu relacionamento trilateral.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, falou em uma entrevista à NHK na quinta-feira (17), antes da cúpula programada para o dia seguinte, perto de Washington.
Kirby disse que o presidente Joe Biden “tem se concentrado muito, muito intensamente no Indo-Pacífico desde o primeiro dia” de seu governo.
Ele disse que a cúpula é a “culminação” de um esforço de alguns anos do presidente para priorizar o Indo-Pacífico e, mais especificamente, os laços dos EUA com o Japão e a Coreia do Sul.
O porta-voz disse que o presidente Biden está “pessoalmente empenhado em garantir que” o relacionamento entre os três países continue a melhorar e que sua cooperação continue a se aprofundar.
Ele acrescentou que o presidente está pessoalmente empenhado em garantir que a cúpula produza “resultados tangíveis reais e iniciativas que poderão ser sustentadas a longo prazo”.
Kirby também foi questionado sobre a dissuasão ampliada de Washington, que se refere ao seu compromisso de defender seus aliados com armas nucleares e outras capacidades.
Ele disse que os EUA estão “interessados em melhorar a coordenação e a comunicação trilateral em todos os aspectos da dissuasão, incluindo a dissuasão estratégica”.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am