Autoridades da Guarda Costeira do Japão afirmam ter sido notificadas pela Coreia do Norte sobre um plano para lançar o que ela chama de satélite artificial no final deste mês.
As autoridades norte-coreanas encarregadas de garantir a segurança das embarcações do país informaram aos oficiais da Guarda Costeira na terça-feira (22), que o satélite será lançado em algum momento entre 24 e 31 de agosto.
O projétil, provavelmente, cairá em uma das três áreas – duas no Mar Amarelo, a sudoeste da Coreia do Norte, e uma no Oceano Pacífico, a leste das Filipinas. Todas elas estão fora da zona econômica exclusiva do Japão.
As autoridades japonesas estão pedindo às embarcações que operam nas águas que fiquem atentas à queda de qualquer objeto.
A Coreia do Norte fez uma notificação semelhante à Guarda Costeira em 29 de maio e lançou o que chamou de satélite dois dias depois.
Acredita-se que o projétil tenha se desintegrado no ar.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, instruiu os ministérios e agências relevantes a trabalharem juntos para coletar e analisar informações e fornecer informações às pessoas de maneira adequada.
Kishida também os instruiu a cooperar com os Estados Unidos, a Coreia do Sul e outros países envolvidos, instando fortemente Pyongyang a não realizar o lançamento. Ele também disse a eles que tomassem as medidas necessárias para se prepararem para uma emergência.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















