Os combates entre as forças russas e ucranianas estão se intensificando na região de Kharkiv, no leste da Ucrânia.
Acredita-se que as tropas russas estejam intensificando seus ataques perto de Kupiansk, que foi recapturada pelo lado ucraniano em setembro do ano passado.
O governador de Kharkiv disse no domingo (13), que os russos tentaram avançar, mas as forças ucranianas os repeliram, acrescentando que o ataque não causou danos.
Mas houve vítimas quando os russos lançaram ataques na sexta-feira e no sábado. A polícia disse no sábado (12), que havia evacuado 190 moradores.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, anunciou no sábado que a Alemanha havia fornecido mais dois sistemas de mísseis terra-ar Patriot.
Ele expressou gratidão, dizendo que “cada reforço significativo de nossa defesa aérea significa milhares de vidas salvas”.
Um porta-voz da força aérea ucraniana disse que, desde maio, abateu 14 mísseis Kinzhal, que, segundo a Rússia, são hipersônicos.
O Ministério da Defesa russo disse que três drones que voaram para a região ocidental de Belgorod foram destruídos em três ocasiões entre sábado e domingo.
O ministério culpou os ucranianos pelo ataque e disse que os drones não causaram danos.
O ministério também disse que os sistemas de defesa aérea do país impediram um ataque de 20 drones na Crimeia. A Rússia anexou unilateralmente a região em 2014.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am