A China informou que realizou exercícios militares nas águas e no espaço aéreo ao redor de Taiwan no sábado (19).
O Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação do Povo Chinês anunciou que realizou patrulhas e exercícios conjuntos de sua marinha e forças aéreas. O comando abrange o Mar da China Oriental e o Estreito de Taiwan.
Os militares disseram que os exercícios testaram a coordenação das tropas e suas capacidades de combate para assumir o controle do espaço aéreo e das águas ao norte e sudoeste de Taiwan.
O comando divulgou imagens dos exercícios, com embarcações a caminho e aeronaves decolando, mas não disse quando e onde foram filmadas.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse no sábado (19), que havia detectado 42 aeronaves chinesas, incluindo caças, ao redor de Taiwan, e 26 delas haviam cruzado a linha mediana do Estreito de Taiwan. O ministério disse que também detectou oito embarcações navais chinesas participando da atividade.
O ministério disse que enviou aeronaves e embarcações e ativou sistemas de mísseis terrestres para monitorar a situação.
Os exercícios militares da China ocorreram depois que o vice-presidente de Taiwan, Lai Ching-te, recentemente fez uma parada nos Estados Unidos a caminho do Paraguai. Pequim critica Lai como um “separatista”.
Os militares disseram que os exercícios foram um sério aviso contra as forças “separatistas da independência de Taiwan” que conspiram com forças externas.
- Governador de Fukui renuncia após acusações de assédio - 26 de novembro de 2025 12:24 am
- Agência Meteorológica do Japão alerta para novos tremores em Kyushu - 25 de novembro de 2025 11:53 pm
- Malásia proibirá que menores de 16 acessem redes sociais - 25 de novembro de 2025 11:42 pm

