Os líderes do Japão, da Coreia do Sul e dos EUA já se reuniram várias vezes durante encontros internacionais. No entanto, o primeiro-ministro Kishida Fumio, o presidente Yoon Suk-yeol e o presidente Joe Biden dizem que querem “enfrentar o futuro juntos”. Eles se reuniram na sexta-feira (18), pela primeira vez em uma cúpula própria para consolidar sua parceria.
Biden deu as boas-vindas a seus mais importantes aliados asiáticos no retiro presidencial em Camp David, Maryland. Ele observou que seus convidados superaram as queixas históricas sobre questões de guerra. O presidente agradeceu a eles por sua “coragem política”.
Biden disse: “Vocês se dispuseram a fazer o trabalho árduo – eu diria, um trabalho histórico – para forjar uma base a partir da qual possamos enfrentar o futuro juntos. Nós três juntos”.
Os líderes têm visto a China e a Coreia do Norte perturbarem a ordem na região do Indo-Pacífico. Eles dizem que precisam garantir que suas liberdades não sejam ameaçadas nem prejudicadas.
Yoon disse: “Devemos assumir um compromisso mais forte de trabalhar juntos para enfrentar os desafios que ameaçam a segurança regional”.
Kishida acrescentou: “Acredito que, a partir de hoje, estamos de fato fazendo uma nova história”.
Os líderes se comprometeram a fazer com que seus governos coordenem as respostas aos desafios regionais. Eles também concordaram em estabelecer uma linha direta de segurança, cooperar mais com a defesa antimísseis e expandir os exercícios conjuntos. Eles se comprometeram a “institucionalizar” seu relacionamento estabelecendo uma cúpula anual mesmo depois que os três líderes atuais deixarem o cargo.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















