A vice-secretária de Estado em exercício dos EUA, Victoria Nuland, reuniu-se com membros do alto escalão do regime militar do Níger na segunda-feira (7), para buscar o retorno do presidente Mohamed Bazoum ao poder.
Sua viagem à capital Niamey ocorreu depois que Bazoum foi deposto em um golpe militar no país da África Ocidental em julho.
Nuland disse aos repórteres que teve conversações francas com os membros do regime. Ela também disse que as conversas foram difíceis, mas acrescentou que os EUA estão mantendo a porta aberta para continuar as negociações. Ela enfatizou que Washington continuará pressionando por uma solução negociada.
Nuland disse que as autoridades norte-americanas tiveram contato com Bazoum por telefone, mas não puderam se encontrar com ele durante sua viagem.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, disse na segunda-feira (7), que Washington congelou a ajuda ao Níger, no valor de cerca de 100 milhões de dólares. O porta-voz também disse que não está claro por quanto tempo o congelamento continuará, acrescentando que espera que ele seja suspenso rapidamente se o presidente Bazoum voltar ao poder.
Os EUA dão importância ao Níger como base para o contraterrorismo. As forças americanas estão estacionadas no país.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















