Um novo acordo entre o Japão e a Austrália com o objetivo de fortalecer a cooperação bilateral de segurança deve entrar em vigor no domingo (13).
O governo do Japão decidiu a data em uma reunião do gabinete na terça-feira (8). Isso ocorre depois que a Dieta do Japão aprovou o pacto e o governo australiano concluiu os procedimentos domésticos necessários.
O Acordo de Acesso Recíproco será aplicado quando as Forças de Autodefesa do Japão e as forças armadas australianas realizarem exercícios conjuntos e outras atividades no país da outra parte. Ele abrange questões como o manuseio de armas e munições e o direito de exercer jurisdição em caso de incidentes ou acidentes.
É o primeiro acordo desse tipo do Japão a entrar em vigor, além do Acordo de Status das Forças com os Estados Unidos.
Em uma coletiva de imprensa após a reunião do Gabinete, o Ministro das Relações Exteriores, Hayashi Yoshimasa, disse que o fato de a Austrália ser o primeiro país com o qual o Japão concluiu um acordo de acesso recíproco demonstra a proximidade dos laços entre as nações.
Ele disse esperar que o acordo promova a cooperação bilateral de segurança e defesa e ajude a garantir a paz e a estabilidade da região do Indo-Pacífico.
O Japão assinou um acordo de acesso recíproco com a Grã-Bretanha, mas ainda não entrou em vigor.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am