O presidente da Ucrânia se reuniu com os chefes dos países da OTAN na Lituânia.
Volodymyr Zelenskyy agradeceu a eles pelo apoio adicional na guerra em curso contra a Rússia.
Mas observou que algo estava faltando: um convite oficial para participar da aliança militar.
Pessoas segurando as bandeiras nacionais da Ucrânia e da Lituânia cumprimentaram Zelenskyy.
Antes da cúpula, ele expressou sua frustração no Twitter. Classificou a demora em receber a Ucrânia na aliança de “sem precedentes e absurda”.
Zelenskyy afirmou que o atraso estava motivando a Rússia a “continuar seu terror”.
Após sua chegada, ele realizou uma série de reuniões com líderes da OTAN. Zelenskyy apelou diretamente para o apoio deles.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse: “As decisões tomadas aqui em Vilnius marcam o início de um novo capítulo no relacionamento entre a OTAN e a Ucrânia. Hoje nos encontramos em pé de igualdade. Estou ansioso pelo dia em que nos encontraremos como aliados”.
Stoltenberg disse que os líderes da OTAN concordaram em dar à Ucrânia requisitos simplificados para a adesão. Mas ele não ofereceu nenhum cronograma específico.
Zelenskyy disse: “Obtivemos um resultado muito positivo na assistência à defesa. Podemos afirmar que o resultado da cúpula foi bom, mas se tivesse havido um convite, teria sido ideal”.
Espera-se que os líderes do Grupo dos Sete declarem novas garantias de segurança para a Ucrânia.
Elas foram criadas para proteger o país enquanto Kiev se candidata a membro da OTAN.
A minuta da declaração diz que cada uma das nações do G7 trabalhará com a Ucrânia em compromissos e acordos de segurança de longo prazo.
A minuta inclui o fornecimento à Ucrânia de equipamentos militares modernos, priorizando a defesa aérea, bem como artilharia e fogos de longo alcance, veículos blindados e outros recursos importantes, como aeronaves de combate.
As nações do G7 também planejam oferecer apoio para desenvolver ainda mais a base industrial de defesa da Ucrânia, treinar as forças do país e compartilhar inteligência.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am