O governo do Vietnã proibiu a distribuição de um novo filme americano chamado “Barbie”. O filme inclui uma imagem de um mapa que mostra as reivindicações territoriais da China no disputado Mar do Sul da China.
O filme da Warner Brothers estava programado para estrear nos cinemas vietnamitas em 21 de julho. Mas vários meios de comunicação informaram que o Conselho Nacional de Avaliação de Filmes decidiu proibir o lançamento do filme.
As cenas que mostram um mapa que representa a “linha de nove traços” teriam sido incluídas no filme. Essa imagem é usada pelo governo chinês para ilustrar suas reivindicações territoriais no Mar do Sul da China. O Vietnã está entre os países que contestam essas reivindicações.
“Barbie” não é o primeiro filme a ser proibido no Vietnã por apresentar a imagem. O conselho também impôs uma multa a um complexo de cinema no passado.
Uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China criticou a medida do Vietnã na terça-feira. Ela disse que a posição da China sobre a questão do Mar do Sul da China é clara e consistente. Ela acrescentou que os países relevantes não devem vincular a questão a intercâmbios culturais e entre pessoas.
Hanói está cautelosa, pois Pequim tem se tornado cada vez mais assertiva em relação às disputas territoriais nas águas. Navios americanos e japoneses visitaram o Vietnã no mês passado, quando Hanói procurou enfatizar seus laços de segurança cada vez mais profundos com essas nações.
- Índice Nikkei 225 cai brevemente abaixo de 40 mil pontos - 5 de agosto de 2025 4:57 am
- Coreia do Sul remove alto-falantes na fronteira com o Norte - 5 de agosto de 2025 4:42 am
- Embaixador do Japão visita Pavilhão Brasil na Expo 2025 - 5 de agosto de 2025 3:28 am