15 C
Kóka
terça-feira, 5 agosto, 2025 3:08: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

“Uma Terra Só” apresenta Miryan Lopez

Cantora e compositora paulista de São Bernardo do Campo, Miryan Lopez começou estudando violão popular com o músico e compositor Leandro de Abreu. Alguns anos mais tarde decidiu se dedicar ao canto. Fez aulas de canto popular com a professora e produtora cultural Rita Maria.

Cantora e compositora paulista de São Bernardo do Campo, Miryan Lopez começou estudando violão popular com o músico e compositor Leandro de Abreu. Alguns anos mais tarde decidiu se dedicar ao canto. Fez aulas de canto popular com a professora e produtora cultural Rita Maria.

Apresentou-se pela primeira vez no Instituto Cultura Inglesa em Santo André, numa audição promovida pela produtora. Após esse período ingressou em oficinas de técnica vocal voltada ao canto lírico com a professora, cantora lírica e pianista Maria Lúcia Szot Golebski.

Passou a conhecer o cenário cultural das cidades do ABC estudando em oficinas de arte e se apresentando nos eventos culturais. Tendo contato com muitos artistas de várias linguagens artísticas. Fez canto coral com a regente Kelly Marques, técnica vocal com a cantora Silvia Handroo e piano erudito com a pianista Karen Godoy no Centro Livre de Música no Teatro Martíns Pena.

Fez oficina de dança cigana com o professor Ávallos Hernandes durante dois anos no CAJUV, atualmente DAJUV, espaço cultural voltado à juventude, onde acontecem vários projetos artísticos em SBC. Iniciou sua carreira profissional fazendo apresentações em pontos culturais e saraus, apresentando um trabalho voltado à obra de Mário de Andrade, cantando os cocos recolhidos Brasil afora pelo pesquisador.

Foi convidada a se apresentar no projeto de Roda de Viola coordenada pelo músico Leandro de Abreu em SBC, onde cantou em diversas edições nos teatros Cacilda Becker, Lauro Gomes, Elis Regina e Câmara de Cultura Antônio Assumpção. Na época, o seu repertório era voltado à música caipira. Passou a fazer parte do cenário artístico, sendo requisitada em vários espaços culturais pelas cidades do ABC.

Participou com repertório de MPB, em projetos culturais como o Canja com Canja, no saguão do Teatro Municipal de Santo André, projeto tradicional e badalado da cidade onde se apresentavam muitos artistas independentes da região. Em 2011, foi convidada a fazer uma participação especial no projeto Toca Viola, cantando com o violeiro Paulo Freire. Foi convidada pela cantora e apresentadora Mariângela Zan a fazer uma participação especial cantando juntas em outra edição do mesmo projeto. Em 2012 fez a abertura do show Anahí de Tetê Espíndola e Alzira E.

No ano seguinte participou da abertura do show de Gabriel Sater. O projeto acontecia no Parque Eng.º Salvador Arena em SBC. Apresentou seu trabalho em diversos lugares como no Gambalaia – Espaço de Artes e Convivência, lugar onde se apresentavam vários artistas de variadas linguagens culturais, se tornando um ponto cultural importante de Santo André para o cenário independente. Também na Chácara Silvestre e Teatro do Cenforpe em SBC, polos culturais de visibilidade da cidade.

https://youtu.be/ShXjbh3jCzY

Em 2014 lançou o projeto Las canciones de Mercedes, tributo à cantora, Mercedes Sosa, interpretando canções de seu repertório que se tornaram clássicos na sua voz. O repertório foi baseado numa ampla pesquisa que fez sobre obra e vida da cantora. A produção musical e arranjos são de Leandro de Abreu. Estreou no Teatro Elis Regina em SBC, a partir de então levou o tributo a diversos espaços e eventos do ABC paulista como, por exemplo, na Casa da Palavra em Santo André, espaço cultural central da cidade, sendo sucesso de público e no tradicional Festival de inverno de Paranapiacaba.

Nesse mesmo ano dividiu o palco do teatro Elis Regina com a cantora e compositora Vanessa Bumagny. Iniciando uma nova etapa em sua carreira, entrou em estúdio para gravar o seu primeiro álbum, Todas as Formas. Um trabalho próprio contendo dez faixas, três composições de sua autoria, seis de seu companheiro de vida e música Leandro de Abreu e uma do músico e compositor Gabriel Sater em parceria de César Granja Leite e Leandro Aguiari.

O álbum conta com nomes de peso do cenário da música popular brasileira como o percussionista Mestre Da Lua e o baterista Cesinha, ambos tocando em todas as faixas. A produção musical ficou por conta do músico baixista, Augusto Albuquerque, em seu Estúdio The Village em Santo André, onde o trabalho foi gravado. Há uma participação especial do músico e produtor Alexandre Meu Rei na guitarra em uma das faixas. O álbum se encontra em todas as plataformas digitais.

Atualmente cursa bacharelado em canto popular na Faculdade Santa Marcelina. Faz apresentações com seu repertório autoral e repertório de música brasileira popular.

Redes sociais:
Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/3hAVH66IsgPk5qs4lRndTx
Instagram: https://www.instagram.com/miryanlopz/
Youtube: http://youtu.be/ptEdXrdnWfE
Facebook: https://www.facebook.com/miryanart

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img