O treinamento de voo para pilotos ucranianos em caças F-16 deve começar no próximo mês com o apoio de 11 países, principalmente da Europa.
O ministro da defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, conversou com seus colegas das 11 nações, incluindo a Dinamarca e a Holanda, em uma reunião de cúpula da OTAN na capital lituana, Vilnius, na terça-feira (11).
Eles concordaram que a Ucrânia receberá apoio para o treinamento usando os caças.
O Ministério da Defesa da Dinamarca e outros dizem que o treinamento começa na Dinamarca em agosto. Espera-se que a Romênia também realize o treinamento em uma data posterior.
Os participantes do treinamento serão pilotos do exército ucraniano, engenheiros e outras equipes de apoio. Os pilotos farão exames para serem selecionados antes de receberem aulas de idiomas e treinamento de voo.
A Ucrânia tem solicitado a seus aliados ocidentais F-16s para ajudar a obter a supremacia aérea em sua luta contra a invasão da Rússia.
Reznikov tuitou sua gratidão, dizendo: “Os F-16 protegerão os céus da Ucrânia e o flanco oriental da OTAN. A Força Aérea Ucraniana está preparada para utilizá-los o mais rápido possível”.
As aeronaves a serem usadas para treinamento serão fornecidas pela Dinamarca e pela Holanda. Ambos os países demonstraram sua intenção de doar os jatos aos ucranianos no futuro.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















