Quase 80% dos sul-coreanos estão preocupados com a liberação da água tratada de Fukushima, diz pesquisa

Os resultados de uma pesquisa recente mostram que quase 80% dos sul-coreanos estão preocupados com o possível impacto do plano do Japão de liberar no oceano a água tratada e diluída da usina nuclear desativada de Fukushima Daiichi.

0

Os resultados de uma pesquisa recente mostram que quase 80% dos sul-coreanos estão preocupados com o possível impacto do plano do Japão de liberar no oceano a água tratada e diluída da usina nuclear desativada de Fukushima Daiichi.

A Gallup Korea realizou a pesquisa durante um período de três dias, até quinta-feira (29). Cerca de 1.000 pessoas responderam.

Foi perguntado aos entrevistados se eles estavam preocupados com o fato de que a descarga da água no oceano poderia afetar o mar e os produtos marinhos da Coreia do Sul.

Sessenta e dois por cento disseram estar muito preocupados, enquanto 16% disseram estar um pouco preocupados. Por outro lado, 9% disseram não estar nem um pouco preocupados e 11% disseram não estar muito preocupados.

O plano de descarga de água tornou-se uma questão política na Coreia do Sul.

O maior partido de oposição, o Partido Democrático, apresentou à assembleia nacional um projeto de resolução que pede a retirada do plano do Japão. Ele também pede que seja apresentada uma queixa ao Tribunal Internacional para o Direito do Mar.

A mídia sul-coreana afirma que 10 legisladores, incluindo os do Partido Democrata, planejam visitar o Japão em julho para expressar diretamente suas objeções.

O Partido do Poder Popular, no poder, criticou fortemente a medida. Ele acusou a oposição de alimentar o medo ao usar frases provocativas, como “terrorismo nuclear” e “águas residuais nucleares”. O partido governista diz que o público não deve ser enganado por propaganda não científica.

Na usina de Fukushima Daiichi, a água usada para resfriar o combustível nuclear derretido tem se acumulado em tanques de armazenamento. Ela foi filtrada para remover a maioria dos materiais radioativos, mas ainda contém trítio.

O governo japonês diz que planeja diluir a água para reduzir o nível de trítio para cerca de um sétimo das diretrizes de segurança da Organização Mundial da Saúde para água potável.

A operação de descarga pode começar por volta deste verão.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.