O presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou os laços militares de seu país com os países africanos, dizendo que Moscou está fornecendo armas e equipamentos para mais de 40 nações africanas que têm acordos de cooperação de tecnologia militar com a Rússia.
Putin fez a observação na cúpula Rússia-África em São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia, na sexta-feira (28).
Autoridades governamentais e representantes comerciais de 49 das 54 nações da África participaram do evento de dois dias.
Putin disse que a Rússia está interessada em estabelecer laços estreitos com as organizações de segurança africanas, acrescentando que Moscou planeja continuar a treinar militares da África.
Ele também reconheceu que os países africanos estão tomando a iniciativa de ajudar a resolver a crise ucraniana e disse que a Rússia está estudando cuidadosamente sua proposta de paz.
Na quinta-feira, Putin prometeu entregar gratuitamente grãos russos nos próximos meses a seis países africanos.
Os analistas dizem que a Rússia quer enfatizar sua cooperação militar e agrícola com as nações africanas para conquistá-las em meio ao aprofundamento do conflito com o Ocidente.
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am
- Enchentes-relâmpago matam mais de 40 na Caxemira indiana - 16 de agosto de 2025 1:34 am