O governo de Hong Kong marcou o 26º aniversário da transferência do território para a China neste sábado (1).
O chefe do executivo de Hong Kong, John Lee, disse na cerimônia que a estrutura de “um país, dois sistemas” será fielmente implementada, seguindo a política do presidente chinês Xi Jinping. Ele acrescentou que Hong Kong contribuirá para o desenvolvimento do país, fazendo uso de suas vantagens exclusivas.
Lee também declarou sua posição firme contra os movimentos contra o governo.
Ele disse que há forças destrutivas escondidas no território e que a segurança do estado deve ser protegida.
As autoridades têm reprimido severamente as manifestações contra o governo desde que uma lei de segurança nacional para Hong Kong entrou em vigor há três anos.
Não houve protestos pró-democracia no sábado. Tais manifestações se tornaram uma tradição no dia da transferência.
Enquanto isso, o jornalista japonês freelancer Ogawa Yoshiaki foi impedido de entrar no território na quinta-feira. Ele escreveu sobre os protestos contra o governo em Hong Kong há quatro anos.
Um fotógrafo japonês que havia tirado fotos dos protestos contra o governo também teve sua entrada negada no ano passado.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am