O primeiro-ministro do Japão encerrou uma viagem pelo Oriente Médio. A segurança energética foi uma das principais prioridades da agenda. Mas Kishida Fumio também aproximou seu país da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e do Catar nas áreas de relações exteriores e defesa.
Kishida disse: “Durante minha visita, pude confirmar com os líderes que promoveremos a cooperação em várias camadas em uma ampla gama de campos, como energia, relações econômicas diversas, segurança e intercâmbios de poder brando. Também confirmamos que basearemos nossa cooperação no objetivo comum de manter uma comunidade internacional livre e aberta com base no estado de direito. Foi muito significativo acompanhar e expandir as discussões substanciais na cúpula do G7 em Hiroshima, em maio.”
Kishida disse que o Japão ajudará os três países do Oriente Médio a diversificar suas economias e reduzir sua dependência das exportações de petróleo e gás.
Kishida disse: “As nações do Golfo e o Japão combinarão seus pontos fortes para transformar os países produtores de petróleo do Oriente Médio em um centro global de energia verde que exporta energia descarbonizada e minerais essenciais”.
Kishida enfatizou a necessidade de apoiar os países que estão lutando para expandir suas economias e descarbonizar, acrescentando que a abordagem contribuirá, em última instância, para a paz e a prosperidade globais.
Kishida disse que reafirmará as parcerias do Japão na próxima cúpula do G20 e na Assembleia Geral da ONU no final deste ano.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am