O primeiro-ministro chinês, Li Xiang, expressou sua disposição de fortalecer os laços econômicos bilaterais com o Japão.
Ele também expressou preocupação com o plano do Japão de implementar controles de exportação mais rígidos sobre equipamentos de fabricação de chips, a partir do final deste mês.
Li expressou suas opiniões na quarta-feira a uma delegação japonesa visitante liderada pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados, Kono Yohei.
Cerca de 80 membros da missão da Associação Japonesa para a Promoção do Comércio Internacional se encontraram com Li em Pequim.
A secretaria do grupo citou Li como tendo dito que a China e o Japão precisam se unir para superar as dificuldades em conjunto.
É provável que o comentário tenha como objetivo atrair mais investimentos do Japão, já que a economia chinesa está desacelerando.
Li também se referiu às novas medidas de controle de exportação do Japão para equipamentos de fabricação de semicondutores avançados. Ele disse que a medida poderia perturbar a economia global.
Ele também garantiu que o desenvolvimento da China não representará riscos para o Japão.
Kono pediu a Li que não desencorajasse as pessoas que desejam intercâmbios econômicos com a China. Aparentemente, ele estava se referindo à lei anti-espionagem revisada da China, que entrou em vigor no sábado, bem como ao caso de um funcionário de uma grande fabricante de medicamentos japonesa que foi detido pelas autoridades chinesas este ano.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















