O parlamento da Ucrânia votou para aceitar a renúncia do ministro da cultura do país, que foi envolvido em uma disputa sobre como gastar o orçamento do estado em tempos de guerra.
A mídia local informou que os legisladores votaram pelo afastamento do ministro da Cultura e Política de Informação, Oleksandr Tkachenko, na quinta-feira (27).
Tkachenko enfatizou a importância de garantir os gastos com a cultura mesmo em tempos de guerra.
Essa posição o colocou em oposição ao presidente Volodymyr Zelenskyy, que disse em 20 de julho que “museus, centros culturais, símbolos, séries de TV – tudo isso é importante, mas agora há outras prioridades”. Zelenskyy disse que os recursos estatais deveriam ser gastos em defesa durante a guerra e pediu ao primeiro-ministro Denys Shmyhal que considerasse a possibilidade de substituir Tkachenko.
Após a votação para demiti-lo, Tkachenko reiterou sua posição em uma postagem na mídia social na quinta-feira. Ele disse que promover a cultura durante a guerra é tão importante quanto os drones. Ele argumentou que os ucranianos estão lutando por sua cultura e identidade.
O incidente revelou uma divisão no país sobre como o orçamento do Estado deve ser alocado durante a guerra prolongada.
- JICA reconhece quatro cidades japonesas como “hometowns” africanos - 17 de agosto de 2025 3:38 am
- Barcos de pesca chineses retornam aos mares do Leste e Sul da China - 17 de agosto de 2025 3:31 am
- Fabricante de drones da OTAN testa armas no campo de batalha na Ucrânia - 17 de agosto de 2025 2:33 am