O parlamento da Ucrânia votou para aceitar a renúncia do ministro da cultura do país, que foi envolvido em uma disputa sobre como gastar o orçamento do estado em tempos de guerra.
A mídia local informou que os legisladores votaram pelo afastamento do ministro da Cultura e Política de Informação, Oleksandr Tkachenko, na quinta-feira (27).
Tkachenko enfatizou a importância de garantir os gastos com a cultura mesmo em tempos de guerra.
Essa posição o colocou em oposição ao presidente Volodymyr Zelenskyy, que disse em 20 de julho que “museus, centros culturais, símbolos, séries de TV – tudo isso é importante, mas agora há outras prioridades”. Zelenskyy disse que os recursos estatais deveriam ser gastos em defesa durante a guerra e pediu ao primeiro-ministro Denys Shmyhal que considerasse a possibilidade de substituir Tkachenko.
Após a votação para demiti-lo, Tkachenko reiterou sua posição em uma postagem na mídia social na quinta-feira. Ele disse que promover a cultura durante a guerra é tão importante quanto os drones. Ele argumentou que os ucranianos estão lutando por sua cultura e identidade.
O incidente revelou uma divisão no país sobre como o orçamento do Estado deve ser alocado durante a guerra prolongada.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















