23.7 C
Kóka
quinta-feira, 19 junho, 2025 5:39: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Órgãos reguladores do Japão aprovam sistema de liberação de água tratada na usina de Fukushima Daiichi

Os reguladores nucleares do Japão aprovaram um novo sistema para liberar água tratada e diluída no oceano a partir da problemática usina nuclear de Fukushima Daiichi. Isso significa que todos os preparativos logísticos foram concluídos.

Os reguladores nucleares do Japão aprovaram um novo sistema para liberar água tratada e diluída no oceano a partir da problemática usina nuclear de Fukushima Daiichi. Isso significa que todos os preparativos logísticos foram concluídos.

Na sexta-feira (7), a Autoridade de Regulamentação Nuclear concedeu à operadora da usina, a Tokyo Electric Power Company, um certificado que permite a operação do sistema.

A aprovação foi concedida depois que os funcionários da NRA inspecionaram o sistema, que inclui bombas para receber água do mar em grande quantidade e válvulas de fechamento de emergência.

Os inspetores concluíram que não havia problemas de desempenho.

A água usada para resfriar o combustível nuclear derretido na usina de Fukushima Daiichi se mistura com a chuva e a água subterrânea. A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.

O governo planeja diluir a água para reduzir o nível de trítio para cerca de um sétimo das diretrizes de segurança da Organização Mundial da Saúde para água potável.

A Agência Internacional de Energia Atômica disse na terça-feira que o plano do Japão de liberar a água tratada e diluída é consistente com os padrões internacionais de segurança.

O governo planeja começar a liberar a água em algum momento deste verão. A data exata de início ainda não foi decidida, mas os pescadores locais e outros estão preocupados com os danos à reputação de seus negócios.

O executivo da TEPCO, Matsumoto Junichi, que supervisiona o plano de descarga de água, disse que a operadora continuará fornecendo explicações com base científica para aliviar suas preocupações.

Ele reconheceu que o trabalho da concessionária para desativar a usina causou problemas, mas disse que a TEPCO dará prioridade máxima à segurança ao liberar a água.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img