Ícone do site Radio Shiga

Órgãos reguladores do Japão aprovam sistema de liberação de água tratada na usina de Fukushima Daiichi

Os reguladores nucleares do Japão aprovaram um novo sistema para liberar água tratada e diluída no oceano a partir da problemática usina nuclear de Fukushima Daiichi. Isso significa que todos os preparativos logísticos foram concluídos.

Na sexta-feira (7), a Autoridade de Regulamentação Nuclear concedeu à operadora da usina, a Tokyo Electric Power Company, um certificado que permite a operação do sistema.

A aprovação foi concedida depois que os funcionários da NRA inspecionaram o sistema, que inclui bombas para receber água do mar em grande quantidade e válvulas de fechamento de emergência.

Os inspetores concluíram que não havia problemas de desempenho.

A água usada para resfriar o combustível nuclear derretido na usina de Fukushima Daiichi se mistura com a chuva e a água subterrânea. A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.

O governo planeja diluir a água para reduzir o nível de trítio para cerca de um sétimo das diretrizes de segurança da Organização Mundial da Saúde para água potável.

A Agência Internacional de Energia Atômica disse na terça-feira que o plano do Japão de liberar a água tratada e diluída é consistente com os padrões internacionais de segurança.

O governo planeja começar a liberar a água em algum momento deste verão. A data exata de início ainda não foi decidida, mas os pescadores locais e outros estão preocupados com os danos à reputação de seus negócios.

O executivo da TEPCO, Matsumoto Junichi, que supervisiona o plano de descarga de água, disse que a operadora continuará fornecendo explicações com base científica para aliviar suas preocupações.

Ele reconheceu que o trabalho da concessionária para desativar a usina causou problemas, mas disse que a TEPCO dará prioridade máxima à segurança ao liberar a água.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile