O oeste do Japão está sofrendo chuvas torrenciais. Alguns rios transbordaram de suas margens devido às contínuas chuvas do fim de semana. As autoridades dizem que pelo menos uma pessoa morreu e várias estão desaparecidas.
Uma das prefeituras mais atingidas é a de Kumamoto, onde, segundo as autoridades, dois rios ultrapassaram os níveis de risco de inundação na manhã de segunda-feira (3).
As autoridades locais emitiram ordens de evacuação para Kumamoto e algumas outras prefeituras da região de Kyushu.
Uma ponte desabou quando a água transbordou. Dizem que as áreas próximas estão inundadas e que a água está chegando às casas.
Em outro lugar, em Kumamoto, o salão principal de um templo desabou. Deslizamentos de terra e inundações derrubaram árvores e postes de eletricidade na vizinhança.
Mais de 600 milímetros de chuva foram registrados em partes da região nos últimos quatro dias. Isso já excede a quantidade mensal para todo o mês de julho.
Espera-se ainda mais chuva, já que a frente deve permanecer sobre a parte sul de Kyushu, com previsão de até 300 milímetros de chuva nas 24 horas até terça-feira.
Além do risco de inundações e deslizamentos de terra, as autoridades meteorológicas estão pedindo que as pessoas fiquem atentas a relâmpagos e ventos fortes.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















