Os ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático, ou Association of Southeast Asian Nations – ASEAN, e seus colegas do Japão, China e Coreia do Sul realizaram uma reunião na Indonésia.
A reunião da “ASEAN Plus Three” ocorreu na tarde de quinta-feira (13). Entre os participantes estavam o ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, o principal diplomata chinês, Wang Yi, e o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Park Jin.
No início, Hayashi disse que a comunidade internacional está, agora, em um ponto de virada histórico. Ele disse que é essencial manter e reforçar uma ordem internacional livre e aberta com base no estado de direito, para que a região do Indo-Pacífico continue sendo um centro de crescimento.
Wang disse que a cooperação entre a ASEAN e as outras três nações contribuiu ativamente para a prosperidade e a estabilidade no Leste Asiático. Ele observou que, com as situações internacionais mudando em um ritmo acelerado, o futuro do Leste Asiático enfrenta tanto oportunidades quanto desafios.
Não há detalhes disponíveis sobre as discussões na reunião. Acredita-se que a cooperação para a segurança alimentar, por exemplo, como garantir uma cadeia de suprimento de alimentos de emergência, provavelmente foi discutida em resposta à invasão russa na Ucrânia.
Acredita-se que a cooperação marítima, como a repressão às operações de pesca ilegal no Indo-Pacífico, também tenha sido discutida. Os países participantes consideram a região estrategicamente importante.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















