7 C
Kóka
sexta-feira, 14 novembro, 2025 10:58: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro do Japão promete evitar danos à reputação por causa da liberação de água tratada da usina nuclear de Fukushima

O ministro da Indústria do Japão garantiu aos profissionais da pesca da província de Fukushima que o governo se esforçará para evitar danos à reputação até que a usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está paralisada, seja desativada.

spot_img

O ministro da Indústria do Japão garantiu aos profissionais da pesca da província de Fukushima que o governo se esforçará para evitar danos à reputação até que a usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está paralisada, seja desativada.

Nishimura Yasutoshi visitou a província no domingo (23 e se reuniu com membros seniores da cooperativa de pesca Soma Futaba. Eles discutiram o plano do governo de liberar água tratada e diluída da usina no oceano, começando por volta do verão.

A chuva e a água subterrânea se misturam com a água usada para resfriar o combustível derretido na usina de Fukushima Daiichi. A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.

O governo do Japão planeja diluir a água tratada em cerca de um sétimo das diretrizes da Organização Mundial da Saúde para a qualidade da água potável antes de liberá-la no mar.

No início deste mês, a Agência Internacional de Energia Atômica concluiu que o plano do Japão é compatível com os padrões internacionais de segurança.

Atualmente, as autoridades do governo japonês estão avaliando exatamente quando iniciar o descarte da água. Nishimura realizou uma série de conversações com pessoas do setor pesqueiro que se opõem ao plano.

Na reunião de domingo, os funcionários da cooperativa expressaram sua preocupação. Um deles citou a conversa de que algumas pessoas não deixariam seus filhos comerem peixes pescados no local após o descarregamento da água. Outro expressou ansiedade sobre a possibilidade de proteger os meios de subsistência dos pescadores locais.

Nishimura respondeu que o governo e a AIEA continuarão realizando análises para garantir a segurança após a liberação. Ele disse que acredita que as preocupações permanecerão até que o trabalho de descomissionamento seja concluído, portanto, o governo continuará trabalhando no assunto.

Mais tarde, o chefe da cooperativa, Konno Toshimitsu, disse aos repórteres que concordar com o prazo para a liberação da água implicaria que sua cooperativa apoia o plano.

Ele disse que, uma vez iniciada a liberação da água, os pescadores locais enfrentarão problemas até que a usina de Fukushima Daiichi seja desativada. Ele disse que confirmar cientificamente a segurança é diferente de garantir uma sensação de segurança.

Konno disse desejar que o governo tome medidas rápidas para evitar danos à reputação.

Nishimura também se reuniu com membros seniores de uma cooperativa de pescadores na cidade de Iwaki, província de Fukushima.

Essas autoridades também expressaram preocupações sobre a liberação planejada de água. Um deles ressaltou que, se a China endurecer suas restrições de importação, o setor pesqueiro do Japão como um todo será afetado.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img