O ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, disse que pretende manter discussões em nível de trabalho com a China e a Coreia do Sul sobre a retomada das negociações da cúpula tripartite.
Hayashi disse aos repórteres na terça-feira (25), que ele e o principal diplomata da China, Wang Yi, concordaram em reiniciar o processo quando se encontraram na Indonésia no início deste mês.
Ele disse que os três países compartilham uma grande responsabilidade pela paz e prosperidade regionais, por isso é muito importante que seus líderes se reúnam e discutam várias questões sobre a região.
Os três países estavam se revezando na realização de negociações de cúpula até dezembro de 2019. Mas as reuniões foram suspensas, em parte devido ao esfriamento das relações entre o Japão e a Coreia do Sul e à pandemia.
Hayashi também se referiu à oposição da China ao plano do governo japonês de liberar água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi no oceano.
Ele disse que exigirá com veemência a realização de debates sobre a questão com base em evidências científicas.
A água usada para resfriar o combustível nuclear derretido se mistura com a chuva e a água subterrânea. A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas o trítio permanece.
O governo japonês planeja diluir a água para reduzir o nível de trítio para cerca de um sétimo do padrão de segurança da Organização Mundial da Saúde para água potável.
A Agência Internacional de Energia Atômica afirma que o plano do Japão de liberar a água no oceano seria consistente com os padrões internacionais de segurança.
- Líderes europeus participarão de negociações de paz em Washington - 18 de agosto de 2025 4:46 am
- Trens e voos lotam com retorno do feriado Bon no Japão - 18 de agosto de 2025 1:43 am
- Cinco montanhas de Kyoto iluminam o céu no festival Gozan - 18 de agosto de 2025 1:22 am