O enviado climático dos EUA, John Kerry, reuniu-se com as principais autoridades chinesas em Pequim, mas não houve relatos de nenhuma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Qin Gang, o que gerou especulações sobre o destino de Qin. O ministro das Relações Exteriores não faz uma aparição pública há mais de três semanas.
Kerry se reuniu com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, na terça-feira (18). O Ministério das Relações Exteriores da China declarou, posteriormente, que Li disse a Kerry que a China e os Estados Unidos são países importantes para o mundo. Kerry respondeu que os EUA esperam fortalecer a cooperação com a China.
Kerry também se encontrou com o principal diplomata da China, Wang Yi, na terça-feira (18), e com seu colega do clima, Xie Zhenhua, no dia anterior.
O paradeiro de Qin não é divulgado desde 25 de junho. Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores disse que Qin não participaria de uma conferência internacional na Indonésia por motivos de saúde.
Em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (17), o porta-voz do ministério disse que não tinha informações a oferecer e se recusou a comentar o assunto.
Há especulações on-line e reportagens da mídia taiwanesa dizendo que Qin está, supostamente, sob investigação sobre seu relacionamento com uma apresentadora de TV em Hong Kong.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am