Altos diplomatas do Japão e da Índia confirmaram sua cooperação com o objetivo de realizar uma região livre e aberta do Indo-Pacífico, um conceito promovido pelo governo japonês.
O ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, em Nova Délhi, na quinta-feira (27).
Eles confirmaram que, como os dois países compartilham valores básicos e interesses estratégicos, eles trabalharão juntos para executar um novo plano para promover um Indo-Pacífico livre e aberto. O primeiro-ministro japonês Kishida Fumio revelou o plano quando visitou a Índia em março.
Os ministros das Relações Exteriores concordaram que os setores público e privado se unirão para atingir a meta de o Japão investir 5 trilhões de ienes, ou cerca de 35,9 bilhões de dólares, na Índia em cinco anos.
Eles também concordaram em progredir em um projeto para instalar uma rede ferroviária de alta velocidade na Índia, usando a tecnologia do trem-bala Shinkansen do Japão.
Os diplomatas se comprometeram a acelerar a cooperação em segurança e aumentar o intercâmbio de pessoas, incluindo turistas e estudantes.
O Japão ocupa a presidência do G7 este ano, enquanto a Índia preside o G20. Os ministros confirmaram que aumentarão a colaboração bilateral para o sucesso da cúpula do G20, marcada para setembro na Índia.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















