Um meio de comunicação próximo ao governo cambojano afirma que o partido governista liderado pelo primeiro-ministro, Hun Sen, venceu por uma grande maioria as eleições gerais de domingo.
O comitê eleitoral ainda não divulgou os resultados da contagem das cédulas. Mas a organização de mídia informa que o Partido do Povo Cambojano garantiu 120 das 125 cadeiras da Assembleia Nacional em disputa.
O filho mais velho de Hun Sen, Hun Manet, parece certo de ganhar uma cadeira em sua primeira disputa eleitoral. Em dezembro de 2021, o pai anunciou publicamente seu apoio a Hun Manet para sucedê-lo como o próximo líder nacional.
A questão é quando ocorrerá a transferência de poder. Hun Sen governa o Camboja há quase 40 anos.
Candidatos de 18 partidos concorreram à eleição. Mas em maio deste ano, as autoridades eleitorais desqualificaram o principal partido de oposição, o Candlelight Party, alegando que sua documentação estava incompleta.
O partido inclui remanescentes do Partido de Resgate Nacional do Camboja, da oposição, que foi forçado a se dissolver por ordem judicial antes da eleição de 2018.
As táticas arbitrárias do governo de Hun Sen provocaram a preocupação de países ocidentais e de outros países.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















