Os ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, estão se reunindo em Jacarta, e a turbulência em Myanmar está no topo da agenda.
O Ministro das Relações Exteriores da Tailândia, Don Pramudwinai, reuniu-se com a líder deposta de Myanmar no domingo (9). É a primeira vez que um líder da ASEAN se reúne com Aung San Suu Kyi desde o golpe de 2021.
Don disse que Aung San Suu Kyi estava com boa saúde. Ele também disse que eles tiveram uma boa reunião.
Os principais diplomatas do bloco discutiram a situação em Myanmar. A Indonésia é a presidente da conferência da ASEAN. Ela tem trabalhado com outros membros para tentar fazer com que Myanmar implemente o Consenso de 5 pontos. O acordo exige o fim da violência no país.
Mas fontes revelaram que a Indonésia, as Filipinas, a Malásia e Cingapura expressaram preocupação com a medida unilateral da Tailândia.
Isso indica que os Estados membros estão divididos no momento. Os observadores estão se perguntando se eles conseguirão chegar a algum tipo de acordo e divulgar um comunicado conjunto.
A China e os EUA estarão envolvidos em uma próxima série de reuniões.
A China está enviando seu principal diplomata, Wang Yi, em vez de seu ministro das Relações Exteriores, Qin Gang. Esperava-se que Qin fosse a Jacarta mais cedo. A reunião ocorre em meio ao aumento das atividades da China no Mar do Sul da China. Os países da ASEAN estão muito preocupados com as ações de Pequim, e essa questão será discutida.
O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, também participarão das conversações. As reuniões terminarão na sexta-feira (14).
China, Rússia e Indonésia realizaram uma reunião trilateral na quarta-feira (12).
Espera-se que as nações da ASEAN e as potências externas participem de mais conferências na quinta-feira.
- Tailândia e Camboja debatem monitoramento da trégua - 5 de agosto de 2025 1:49 am
- Festival de verão atrai multidão a santuário insular no Japão - 5 de agosto de 2025 1:37 am
- Cidade japonesa famosa pelo clima ameno esgota ar-condicionados - 5 de agosto de 2025 1:32 am