A comissão eleitoral da Tailândia afirma que o líder do Partido Move Forward deve ser suspenso como parlamentar por causa de um problema com acionistas da mídia. Pita Limjaroenrat é candidato a ser o próximo primeiro-ministro do país.
A comissão encaminhou o caso para o Tribunal Constitucional. Alega-se que Pita detinha ações de uma empresa de mídia. Ela observa que a constituição do país proíbe os legisladores de fazerem isso.
O encaminhamento do caso ocorre um dia antes de o parlamento realizar uma votação para escolher um novo primeiro-ministro. Pita tem o apoio de oito partidos aliados. Eles esperam formar o próximo governo.
Enquanto isso, o atual primeiro-ministro, Prayut Chan-o-cha, anunciou na terça-feira que pretende se aposentar da política.
Prayut liderou um golpe militar em 2014. Na época, ele era o comandante do exército. Mais tarde, tornou-se o primeiro-ministro do governo interino.
Prayut permaneceu no poder desde que liderou o golpe, há nove anos.
Ele lidera o partido United Thai Nation. Mas o partido conquistou apenas 36 das 500 cadeiras da câmara baixa nas eleições gerais de maio.
Espera-se que Prayut permaneça como primeiro-ministro até que um novo governo seja formado.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















