Começa cúpula Rússia-Africa em São Petersburgo

Líderes da Rússia e de países africanos iniciaram uma reunião de cúpula, no momento em que Moscou busca apoio da África em meio a um rompimento com o Ocidente por causa da invasão da Ucrânia.

0

Líderes da Rússia e de países africanos iniciaram uma reunião de cúpula, no momento em que Moscou busca apoio da África em meio a um rompimento com o Ocidente por causa da invasão da Ucrânia.

A cúpula Rússia-África de dois dias, a segunda desde 2019, começou na quinta-feira (27), em São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia.

De acordo com o governo russo, 49 das 54 nações da África estão enviando autoridades governamentais e representantes de empresas para a reunião para discutir cooperação econômica e ajuda humanitária.

No entanto, apenas 17 chefes de estado africanos estão participando da reunião, em comparação com os 43 da última reunião. Na quarta-feira (27), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acusou os Estados Unidos e os países europeus de pressionar os líderes africanos a não comparecerem.

A abertura da cúpula Rússia-África ocorre no momento em que a recente retirada unilateral de Moscou de um acordo de exportação de grãos da Ucrânia aumentou as preocupações com uma crise alimentar na África.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse em uma sessão plenária da cúpula que seu país será capaz de substituir as exportações de grãos ucranianos em uma base comercial ou gratuita para os países africanos de baixa renda. Ele disse que a Rússia estará pronta para começar a fornecer as remessas gratuitas de grãos para vários países africanos dentro de três ou quatro meses.

Observadores dizem que Putin espera usar a cúpula para conquistar mais nações africanas, oferecendo-lhes exportações de grãos russos e outras medidas de cooperação para combater as nações ocidentais.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.