O candidato à presidência do maior partido de oposição de Taiwan, o Kuomintang, Hou Yu-ih, iniciará sua visita ao Japão a partir de segunda-feira (31), para demonstrar sua ênfase nas relações com o país.
Hou é o atual prefeito da cidade de Nova Taipei, que é o município com o maior número de eleitores elegíveis em Taiwan. A convenção do partido realizada em 23 de julho o escolheu oficialmente como candidato para a eleição presidencial marcada para janeiro.
Hou deve se reunir com legisladores da Dieta e autoridades da Associação de Intercâmbio Japão-Taiwan durante sua estada de três dias no país. As relações entre a China e Taiwan serão uma das principais questões da eleição presidencial.
Espera-se que Hou busque o entendimento do lado japonês sobre sua posição em relação ao assunto.
Hou já expressou sua oposição à independência de Taiwan e à estrutura de “um país, dois sistemas”. Ele também disse que aumentaria os intercâmbios entre os dois lados do Estreito para reduzir o risco de confrontos, caso seja eleito.
Hou também planeja visitar uma instalação em Tóquio que está ligada a Sun Yat-sen, o fundador do partido Kuomintang. Isso fará parte de suas tentativas de enfatizar a proximidade entre o partido e o Japão.
A viagem de Hou seguirá a visita ao Japão, em junho, de Ko Wen-je, candidato à presidência de outra força de oposição, o Taiwan People’s Party.
Os dois homens estão envolvidos em uma corrida de fato para se projetarem como candidatos que podem manter bons laços com o Japão. Acredita-se que isso seja parte de seus esforços para conquistar o apoio de muitos eleitores taiwaneses que sentem afinidade com o país.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















