Fontes diplomáticas informaram que altos funcionários do governo dos países do G7 e das principais nações em desenvolvimento se reunirão na Arábia Saudita no próximo fim de semana para discutir a situação na Ucrânia.
As fontes dizem que a reunião de dois dias será realizada na cidade de Jeddah, no oeste da Arábia Saudita, no sábado (5). Seus organizadores incluem a Ucrânia.
A reunião será a segunda do gênero, depois de conversações semelhantes na Dinamarca em junho. Seus participantes serão autoridades de segurança de alto escalão dos países do G7, bem como de nações emergentes e em desenvolvimento, chamadas coletivamente de Sul Global, como Índia, Brasil e Turquia. Estão sendo tomadas providências para que o chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Andriy Yermak, participe da reunião.
Eles discutirão a situação mais recente com relação à Ucrânia e à Rússia.
Os delegados também tentarão estabelecer as bases para uma conferência de segurança da Ucrânia que reunirá os líderes mundiais nos Estados Unidos à margem da Assembleia Geral da ONU em setembro.
Os líderes do G7 confirmaram seu compromisso de segurança de longo prazo com a Ucrânia em sua cúpula na Lituânia, em julho. Mas alguns países do Sul Global estão demonstrando consideração por suas relações com a Rússia.
Analistas dizem que o G7 tentará manter sua estrutura de negociação com as nações do Sul Global para fortalecer os apelos por sanções contra a Rússia e apoio à Ucrânia.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















