O ministro da defesa da Ucrânia afirma que seu país renunciará aos caças F-16, mas usará todos os equipamentos terrestres em sua contraofensiva, amplamente esperada, contra as forças russas neste verão.
Oleksii Reznikov falou em uma entrevista exclusiva à NHK no domingo (4), em Cingapura, onde se juntou a autoridades seniores de defesa de nações asiáticas e ocidentais em um importante fórum de segurança.
Quando perguntado sobre os caças F-16, há muito cobiçados pela Ucrânia, Reznikov disse que eles “não mudarão o jogo neste verão”. Alguns países ocidentais estão treinando ou se ofereceram para treinar pilotos ucranianos para pilotar a aeronave.
Reznikov disse que levará algum tempo para treinar os pilotos ucranianos e que o país também terá que se organizar com seus parceiros para conseguir engenheiros e técnicos que possam fazer a manutenção e o reparo dos sofisticados jatos.
Ele disse que a Ucrânia estaria pronta para utilizar os F-16 no outono ou no inverno.
Reznikov recusou-se a responder a uma pergunta sobre a opinião de que a Ucrânia havia lançado “operações de preparação”, que envolvem ataques a instalações de armazenamento de armas e outras bases de logística para se preparar para a contraofensiva.
Ele disse que seria estranho para ele, como ministro da defesa, discutir as operações de preparação porque elas devem ser discutidas pelos generais.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















