21 C
Kóka
sábado, 16 agosto, 2025 10:42: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Rompimento de barragem causa estragos no sul da Ucrânia

As consequências do rompimento de uma barragem no sul da Ucrânia continuam a causar estragos na vida das pessoas da região afetada.

As consequências do rompimento de uma barragem no sul da Ucrânia continuam a causar estragos na vida das pessoas da região afetada.

Segundo informações, pelo menos 14 pessoas morreram na área controlada pela Rússia, e há cada vez mais temores de que haja mais vítimas.

O Gabinete da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários citou fontes do governo ucraniano dizendo que cerca de 80 cidades e vilarejos foram inundados, e cerca de 40.000 residentes podem ser afetados.

A agência diz que o nível da água na região de Kherson chegou a 5,6 metros. Também diz que mais de 700.000 pessoas tiveram interrupções em seus suprimentos de água potável, alimentos e saneamento.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, visitou um dos abrigos improvisados na região de Kherson. Zelenskyy disse: “Há uma escassez de médicos, pois muitos deles foram embora devido à guerra. Entendo suas necessidades, nós os ajudaremos. Somos gratos por seu trabalho, vocês são heróis”.

O governador de Kherson afirma que 70% das áreas afetadas estão sob controle russo. O prefeito de Novaya Kakhovka, uma comunidade sob controle russo adjacente à represa, disse que cinco corpos foram encontrados. O prefeito de outra cidade próxima à represa disse que nove pessoas foram confirmadas como mortas.

Um membro do parlamento ucraniano, que visitou a área afetada logo após o rompimento, disse que foi informado pelos moradores locais que nenhum dos russos ajudou os atingidos. Oleksiy Goncharenko disse: “Eles estavam contando que os russos estavam até atirando nas pessoas que estavam tentando salvar gente dos telhados porque havia um toque de recolher. A situação é realmente terrível”.

O diretor geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que sua agência está correndo para apoiar as autoridades na prevenção de doenças transmitidas pela água.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img