O principal candidato a próximo líder da Tailândia participou de uma parada do orgulho gay no domingo (4), em Bangkok.
Pita Limjaroenrat, líder do partido oposicionista Move Forward, prometeu aprovar uma lei que permita o casamento entre pessoas do mesmo sexo se ele se tornar primeiro-ministro.
Bandeiras gigantes do arco-íris enfeitaram as ruas de um distrito comercial central. Os participantes se vestiram a rigor para celebrar a segunda parada oficial em apoio aos direitos LGBTQ realizada no país.
Um participante disse: “Hoje, nós e todos os gêneros estamos aqui para mostrar que queremos a diversidade e a igualdade consagradas na lei.”
Pita está em negociações para formar uma coalizão com sete outros partidos da oposição depois que o Move Forward conquistou a maioria das cadeiras nas eleições gerais de maio.
Pita disse: “Acredito que os projetos de lei sobre igualdade no casamento e identidade de gênero podem ser aprovados rapidamente. Mostraremos ao mundo que a diversidade não é uma fraqueza do país, mas sim um ponto forte.”
Mas primeiro, Pita precisa ganhar o apoio dos senadores para se tornar o primeiro-ministro.
A Move Forward e outros partidos de oposição ainda estão negociando cargos políticos importantes.
Enquanto isso, surgiram alegações de que ele possui ações de uma empresa de mídia – algo que a Constituição proíbe. O caminho de Pita para o poder não está de forma alguma garantido.
- Ataque russo com drones mata crianças na Ucrânia - 30 de abril de 2025 12:22 pm
- Japão e Coreia do Sul querem fechar acordos com EUA - 30 de abril de 2025 10:38 am
- Trump suaviza impacto de tarifas para montadoras - 30 de abril de 2025 10:29 am