O Ministério da Saúde do Japão informou que uma mulher de 70 anos, que morreu no ano passado, foi considerada o primeiro caso de uma doença infecciosa causada pelo vírus Oz no país, e também o primeiro no mundo. Acredita-se que os carrapatos duros sejam portadores do vírus.
O ministério informou na sexta-feira (23), que uma mulher morreu de miocardite, ou inflamação dos músculos do coração, na Prefeitura de Ibaraki, ao norte de Tóquio.
Ela foi ao hospital com queixas de febre e fadiga. Na ocasião, um carrapato foi encontrado mordendo a parte superior de sua coxa. Uma autópsia concluiu que ela havia sido infectada com o vírus Oz.
O ministério diz que esse é o primeiro caso registrado de infecção pelo vírus Oz, fatal ou não.
As autoridades do ministério afirmam que a infecção pelo vírus não é necessariamente fatal porque os testes de anticorpos de amostras de sangue no Japão sugerem que algumas pessoas foram infectadas pelo vírus.
Ainda não se sabe exatamente como as pessoas contraem o vírus, mas a provável causa é ser picado por carrapatos duros portadores do vírus.
O ministério está recomendando que as pessoas usem blusas de mangas compridas e calças compridas quando forem a áreas gramadas onde os carrapatos podem ser encontrados.
O vírus foi detectado pela primeira vez no Japão em 2018 em um tipo específico de carrapato. O carrapato duro é encontrado na região de Kanto, que inclui Tóquio, e no centro e oeste do Japão.
Anticorpos, que são um sinal de infecção, foram detectados em macacos, javalis e veados que vivem na natureza em várias prefeituras.
Até o momento, não há nenhum remédio eficaz para a doença, e os pacientes só podem ser tratados para aliviar os sintomas.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am