O tenista japonês Oda Tokito, de 17 anos, ganhou o título individual masculino em cadeira de rodas do Aberto da França, tornando-se o mais jovem vencedor de um torneio do Grand Slam na categoria.
Oda enfrentou o britânico Alfie Hewett, número um do mundo, na final masculina no sábado. Oda venceu Hewett por 6-1 e 6-4.
Com 17 anos e um mês de idade, Oda é o mais jovem vencedor de um título masculino de Grand Slam desde que as competições foram abertas a jogadores profissionais em 1968.
Atualmente em segundo lugar no ranking mundial, ele será colocado no topo do ranking após sua vitória, tornando-se o mais jovem número 1 do mundo em cadeira de rodas masculina.
Oda disse que espera que mais pessoas gostem de assistir ao tênis em cadeira de rodas, assim como ao futebol e ao beisebol. Ele disse que isso o motiva muito. Oda acrescentou que deseja que o tênis em cadeira de rodas se torne um esporte importante e que sempre dará o melhor de si.
Ele é o segundo jogador de tênis em cadeira de rodas japonês a ganhar um título de Grand Slam na categoria individual masculina, depois da superestrela Kunieda Shingo, que se aposentou em janeiro deste ano com um recorde de 28 títulos.
Kunieda tem grandes expectativas em relação a Oda. Ele disse que Oda sabe que será ultrapassado se não continuar progredindo. Kunieda acrescentou que quer que Oda tenha isso em mente e continue lutando, e quer ver como Oda desenvolverá seu tênis.
Na competição feminina em cadeira de rodas, Kamiji Yui, do Japão, conquistou o título de duplas com sua parceira Kgothatso Montjane, da África do Sul.
A dupla venceu Diede De Groot, da Holanda, e Maria Florencia Moreno, da Argentina, por 6-2 e 6-3 na final.
Mas na final de simples, Kamiji, que é a número dois do mundo, perdeu para De Groot, a número um do ranking.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am