Ministros da Defesa do Japão e da Coreia do Sul concordam em acelerar as negociações sobre questões pendentes

O ministro da Defesa do Japão, Hamada Yasukazu, e o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Lee Jong-sup, concordaram em acelerar as negociações sobre questões bilaterais pendentes.

0

O ministro da Defesa do Japão, Hamada Yasukazu, e o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Lee Jong-sup, concordaram em acelerar as negociações sobre questões bilaterais pendentes.

Hamada e Lee se reuniram em Cingapura no domingo (4). Foi a primeira reunião entre os ministros da Defesa dos dois países desde novembro de 2019.

Hamada reiterou a posição do Ministério da Defesa de pedir à Coreia do Sul que evite a repetição de um incidente de radar. O governo japonês tem afirmado que um destroyer sul-coreano direcionou um radar de controle de fogo a uma aeronave de patrulha das Forças de Autodefesa do Japão sobre o Mar do Japão em dezembro de 2018.

Lee repetiu a posição da Coreia do Sul de que o destroyer não apontou o radar para o avião japonês. O Ministério da Defesa da Coreia do Sul tem afirmado, consistentemente, que uma aeronave da SDF japonesa realizou um voo provocativo de baixa altitude sobre um navio militar sul-coreano.

Os dois ministros confirmaram a necessidade de avançar na cooperação entre suas autoridades de defesa e concordaram em acelerar as conversas em nível de trabalho sobre questões pendentes, incluindo medidas para evitar tais incidentes.

Os ministros também criticaram fortemente a Coreia do Norte por usar tecnologia de mísseis balísticos em sua recente tentativa de lançar o que chama de satélite de reconhecimento militar, dizendo que a ação viola as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Eles confirmaram a importância de promover a cooperação em defesa entre as duas nações, bem como com os Estados Unidos, para lidar com as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

Hamada disse aos repórteres, após a reunião, que ambos os lados procuraram ter uma discussão franca e que ele deseja continuar a se comunicar de perto com o lado sul-coreano.

Lee disse a repórteres sul-coreanos que os dois países concordaram em iniciar negociações em nível de trabalho com foco na elaboração de medidas para evitar a recorrência do incidente de 2018.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.