O ministro das Relações Exteriores do Japão disse que uma conferência em Londres, com o objetivo de ajudar a Ucrânia a se recuperar da invasão da Rússia, criou um impulso para um maior envolvimento do setor privado.
Hayashi Yoshimasa falou aos repórteres em Paris, antes de voltar para casa, após uma visita de cinco dias à Grã-Bretanha e à França, que começou na terça-feira (30).
Ele disse que o Japão trabalhará em estreita colaboração com o povo ucraniano para fornecer assistência à reconstrução.
Hayashi também disse esperar que o Japão, como presidente do G7 deste ano, lidere as discussões internacionais sobre a concretização da paz na Ucrânia o mais rápido possível.
Na conferência em Londres, Hayashi disse que os setores público e privado japoneses também oferecerão seu forte apoio.
O ministro destacou a experiência de seu país na recuperação da Segunda Guerra Mundial, bem como de desastres naturais como o terremoto e o tsunami de março de 2011.
Em uma conferência separada sobre desenvolvimento global e finanças em Paris, Hayashi disse que o Japão oferecerá assistência aos países, respeitando sua “capacidade de governo”.
Atualmente, o Japão está tentando impulsionar as relações com um grupo de nações emergentes e em desenvolvimento conhecidas coletivamente como o Sul Global.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















