Mais de 10 mil pessoas evacuam da zona de perigo do vulcão Mayon nas Filipinas

Quase 14.000 pessoas foram desalojadas no norte das Filipinas, pois o vulcão Mayon continua a expelir lava e a espalhar o medo.

0

Quase 14.000 pessoas foram desalojadas no norte das Filipinas, pois o vulcão Mayon continua a expelir lava e a espalhar o medo.

O Mayon iniciou o que as autoridades chamam de “erupção efusiva” na noite de domingo (11), quando começou a liberar lentamente magma de sua cratera, chegando a 2 quilômetros do cume.

Os moradores da província de Albay que vivem perto da zona de perigo permanente de seis quilômetros foram forçados a refugiar-se em centros de evacuação.

O Mayon está atualmente no nível três do sistema de alerta de cinco níveis das Filipinas, que prevê erupções explosivas.

Enquanto isso, a Autoridade de Aviação Civil das Filipinas divulgou um aviso aconselhando os operadores de voo a evitarem voar perto do cume do Mayon devido ao perigo que as cinzas vulcânicas representam para os motores das aeronaves.

O Mayon é um dos 24 vulcões ativos nas Filipinas. Sua última erupção ocorreu em 2018, deixando cerca de 90.000 pessoas desalojadas. Uma erupção anterior, em 1993, matou mais de 70 pessoas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.