Honduras abriu uma embaixada em Pequim. A nação centro-americana estabeleceu relações diplomáticas com a China em março, rompendo seus laços com Taiwan.
O Ministério das Relações Exteriores da China informou que o ministro das Relações Exteriores, Qin Gang, e seu colega hondurenho, Eduardo Enrique Reina, participaram da cerimônia de abertura no domingo.
Qin disse que os dois países estabeleceram oficialmente laços diplomáticos com base no princípio de “uma só China”, dando início a uma nova era de relações bilaterais.
Ele enfatizou a importância de aderir ao princípio e acrescentou que essa política corresponde aos interesses fundamentais de ambos os países e de seus povos.
Reina disse que o estabelecimento de relações diplomáticas com a China abriu as portas para que Honduras se tornasse uma nação próspera e grandiosa.
A presidente de Honduras, Xiomara Castro, está em uma visita oficial à China de sexta a quarta-feira. Ela deve manter conversações de cúpula com o presidente chinês Xi Jinping.
O fim do relacionamento de Honduras com Taiwan fez com que o número de estados soberanos que reconhecem Taiwan caísse para 13, o menor número de todos os tempos.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am