5.4 C
Kóka
domingo, 21 dezembro, 2025 4:35: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo do Japão pretende ter 30% de mulheres executivas nas principais empresas até 2030

O governo japonês anunciou na segunda-feira (5), um pacote de políticas para promover a igualdade de gênero. A proposta inclui uma meta de ter pelo menos 30% de mulheres executivas nas principais empresas até 2030.

spot_img

O governo japonês anunciou na segunda-feira (5), um pacote de políticas para promover a igualdade de gênero. A proposta inclui uma meta de ter pelo menos 30% de mulheres executivas nas principais empresas até 2030.

A minuta tem como objetivo ter pelo menos um membro do conselho de administração do sexo feminino nas principais empresas japonesas de capital aberto por volta de 2025. Essas são as empresas listadas no Prime Market da Bolsa de Valores de Tóquio, Tokyo Stock Exchange – TSE.

O governo deverá instar essas empresas, por meio da TSE, a introduzir essas regras até 2023.

A minuta prevê a garantia de que os funcionários do sexo masculino possam tirar licença paternidade. Também pede a criação de um sistema para manter a renda de uma família enquanto se trabalha menos horas até que o filho complete dois anos de idade.

O fortalecimento de medidas para proteger as mulheres contra agressões sexuais e outras formas de violência por parte de seus parceiros e de outras pessoas está incluído na minuta, assim como a prevenção de assédio no local de trabalho.

O governo discutirá a minuta com os partidos governistas antes de finalizar o conteúdo neste mês.

O presidente da Federação Empresarial do Japão, Tokura Masakazu, disse que o governo estabeleceu metas práticas e que a chave é melhorar o ambiente de trabalho.

Tokura acrescentou que é importante facilitar para que as mulheres, assim como os homens, sigam as etapas apropriadas de promoção e recebam maiores responsabilidades.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img